Existem várias definições e pacotes de seguro de ocupantes no seguro automóvel, em função da companhia de seguros que escolher!
Tecnicamente falando de forma clara, este é um seguro de acidentes pessoais que serve para assegurar as despesas por danos causados em caso de sinistro com o automóvel, de alguns ou todos os passageiros.
Pergunta-se: Então e em caso de sinistro as outras pessoas que circulem no carro não têm seguro? Têm, porque o seguro de responsabilidade civil obrigatório, vulgarmente chamado “contra terceiros”, abrange os danos causados a todos os ocupantes exceto o condutor!
E então porque é que existem companhias que têm seguros de todos os ocupantes, ou seja para o condutor e as restantes pessoas que se deslocam na viatura? Porque em caso de sinistro e existir a necessidade de qualquer pessoa receber assistência imediata, a cobertura de responsabilidade civil não pode ser accionada, porque a mesma só pode ser accionada quando forem apuradas responsabilidades pelo acidente!
Assim sendo, no caso em que o carro tem seguro para todos os ocupantes, todos podem receber assistência imediata ao abrigo desta garantia sem ter de estar dependente da sua disponibilidade financeira!
Porque no caso de a viatura não ter o seguro de acidentes pessoais para todos os ocupantes, as despesas com os danos, como por exemplo assistência médica, têm de ser assumidas pelo lesado que será reembolsado quando a responsabilidade for atribuída, ao abrigo da cobertura de responsabilidade civil!
Como por vezes os capitais subscritos para esta cobertura por vezes são baixos, sempre que estes não sejam suficientes, no caso dos ocupantes, a cobertura de responsabilidade civil obrigatória absorve o valor remanescente, garantindo assim que os lesados são indemnizados até ao capital seguro na apólice.
Deixe um Comentário