Quando se fala em Crédito Habitação umas das coisas que mais preocupa quem o vai contratar ou já o tem, é o valor do spread.
E efetivamente é um dos dados a ter em conta na contratação de um Crédito Habitação, porque vai influenciar o seu custo, quer numa perspectiva mensal, anual ou na duração de todo o contrato.
E como uma boa gestão financeira, também é saber como se poupa, no caso do crédito Habitação, é muito importante entender o que é, e como funciona o Spread, para poder obter as melhores condições para o seu.
E o que é o Spread?
- Assim dito de uma forma simples é a margem de lucro do banco na taxa de juro do Crédito Habitação.
É igual para todos os clientes em todos os bancos?
- Não, não é igual para todos os clientes, e não é igual em todos os bancos.
O que faz variar o spread num Crédito Habitação?
- Logo à partida a politica comercial de cada banco e a sua disponibilidade para exposição ao risco;
- Quanto maior for o risco da operação, maior é o Spread, como por exemplo:
- Quanto maior for a percentagem de financiamento face ao valor da casa, maior é o Spread;
- Visto de outra perspectiva, com uma taxa de esforço mais baixa ou com um rendimento superior, menor é o Spread;
- As duas situações podem surgir em simultâneo, e aí varia de banco para banco, qual delas tem mais peso no cálculo do spread;
- Outra que tem um peso considerável é a situação laboral dos clientes, se tiverem contrato de trabalho efetivo, vai beneficiar no cálculo do spread.
- Depois vêm as vendas facultativas, talvez o que mais peso tem, hoje em dia, no cálculo do Spread contratado.
As vendas facultativas, são produtos ou serviços que o banco sugere que o cliente adquira para ter em contrapartida uma bonificação no Spread Base.
O melhor momento para negociar o Spread para o seu Crédito Habitação é antes de o contratar, levando em linha de conta os itens que referimos atrás.
Não quer dizer que não o pode renegociar, depois, mas vai ser muito mais difícil.
E nunca deve negociar só com um banco, nem que seja o banco de uma vida, porque os bancos não são todos iguais, e ao longo do tempo vão mudando de politica comercial, em função dos objetivos e desejo de posicionamento no mercado.
É verdade que nem sempre se tem disponibilidade para andar de banco em banco a fazer esse trabalho, mas o que é certo é que pode poupar muito com isso.
Mas, pode sempre recorrer aos serviços de um intermediário de crédito, que faz esse trabalho por si, sem custos, e com muito mais conhecimento desse, imenso, mercado de Crédito Habitação.
Se já tem Crédito Habitação e tem dúvidas se pode melhorar, pode sempre tentar a transferência para outro banco, o que por vezes até lhe dá mais vantagens na negociação.
[…] Há quem julgue que o spread é a taxa de juro e que quanto mais baixo for menos paga pelo crédito habitação, mas nem sempre é assim. […]