Ajudar as pessoas a poupar no crédito habitação e nos seguros, é um dos propósitos do nosso blog, assim, o Dia Mundial da Poupança, tem tudo a ver conosco.
Muitas vezes a questão coloca-se em como convencer as pessoas a poupar, porque recebemos muitos pedidos de informação ou até simulação, de pessoas que querem poupar no crédito habitação ou nos seguros, e em muitos casos até nos dois, e mesmo, podendo não querem…
O nosso parceiro Decisões e Soluções de Loures, responde a todos, no menor espaço de tempo possível, quando há oportunidade de poupança, explica as vantagens, e quando não há explica de igual forma porque se deve manter como está.
Por incrível que pareça, há um número significativo destas pessoas que embora tenham a oportunidade de poupar, acabam por não avançar com o processo, seja de mudança de banco ou seguradora, ou mesmo os dois.
Alguns dos principais motivos que levam os clientes a não optar por poupar, são:
- Falta de capacidade de decisão;
- Resistência à mudança;
- Fidelização ao banco ou seguradora;
- Mesmo perante os números, querem acreditar que os bancos e seguradoras são todos iguais;
- Medo de que lhe estejam a vender “gato por lebre”;
- Medo de que aumentem o spread, mesmo que poupe mais no seguro;
- Medo de ter custos com o processo, mesmo sabendo que muitos bancos suportam os custos de transferência do crédito e nos seguros nunca tem custos;
- Etc…
Com os aumentos sucessivos e vertiginosos das taxas de juro, para quem não tem taxa fixa, a única forma de poupar no crédito habitação e atenuar o aumento, é rever as condições do mesmo.
Descrevemos abaixo alguns dos pontos a ter em linha de conta no seu crédito habitação:
- Desde logo, o spread associado;
- O tipo e período de taxa variável;
- O custo dos produtos associados que contribuem para a bonificação do spread, como por exemplo:
- Cartão de Crédito;
- Seguro de Vida;
- Seguro Multirriscos;
- Seguro de Proteção ao Crédito;
- Outros Seguros;
- Outros Crédito;
- Depósitos a prazo;
- PPRs;
- Entre outros…
- Prazo;
- Período de carência de capital;
- Deferimento de capital;
- Etc…
Atualmente é muito fácil fazer esta avaliação e comparação com vários bancos, por via dos intermediários de crédito, porque estes conhecem o mercado de uma forma transversal e a maior parte deles, trabalham com vários bancos e companhias de seguros.
Não deixe passar mais tempo, o Dia Mundial da Poupança pode ser quando você quiser, avance e veja se pode poupar num dos maiores e mais importantes encargos que a maior parte das famílias portuguesas têm, como é o crédito habitação.
Deixe um Comentário