Por norma os bancos têm o produto disponível e dizem que fazem crédito para compra de terreno e construção da casa dos seus sonhos, mas na prática este é um processo muito difícil de concretizar.
Existem dois fatores determinantes nesta dificuldade:
- Começa logo na questão da viabilidade financeira, ou seja, na análise de risco dos bancos, porque para aceitarem este tipo de risco, o cliente tem que ter muito boas condições;
- E em termos técnicos, porque na maior parte das situações não existe projeto aprovado, logo não há orçamento para construção, nem forma de o banco valorizar a construção depois de pronta.
Quando não existe projeto de construção aprovado na respetiva Câmara, o banco nunca financia o valor de construção porque não se sabe o que vai ser construído, e em alguns casos, quando o cliente apresenta condições, faz o financiamento, só para aquisição do terreno, dizendo que depois do projeto aprovado, se trata do financiamento para construção!
ATENÇÃO, muita atenção com esta situação, por dois motivos principais:
- O cliente vai ter que ficar sempre com capitais próprios para fazer o projeto, dar entrada do mesmo na Câmara, levantamento da licença de construção e na maioria da vezes para inicio de obra;
- E não menos importante, ter a noção de que o que tem aprovado e garantido é a aquisição do terreno, porque depois a construção é um processo novo, com alguns contornos específicos, não só porque tem que ser submetido novamente a análise de risco, mas também porque o crédito do terreno tem que ser anulado para ser realizado um especifico para construção.
Quando falamos de o cliente ter muito boas condições, falamos de risco baixo para o banco, como por exemplo:
- Capitais próprios na ordem dos 30 a 50% do valor do terreno;
- Rendimentos estáveis e que comportem uma taxa de esforço inferior a 30%;
- Relação laboral estável e efetiva;
Não há dúvidas que construir a nossa casa tem muitas vantagens, desde podermos fazer a nosso gosto, mas muito importante porque o investimento é muito menor que comprar já construída.
Não queremos, de maneira nenhuma desencorajar, quem quer que seja, mas a experiência diz-nos que se o processo não for bem conduzido pode trazer frustração, bloqueios e prejuízos irreparáveis.
Deixe um Comentário