Ao contrário do que possa parecer o seguro de vida do crédito de habitação, e o multirriscos, não servem só para salvaguardar os interesses do banco!
Muito pelo contrário, diríamos mesmo que servem muito mais os interesses dos clientes que os do banco, porque será muito mais penalizador para o cidadão comum perder a sua casa, na maior parte das vezes o seu lar e o da sua família, que para o banco perder uma casa.
Muita gente desconhece o principal fundamento dos seguros e porque é que à muitos anos alguém se lembrou de os criar, mas o principal motivo dos seguros é o equilíbrio da economia e por consequente o equilíbrio social, facilitar e criar condições para que perdas inesperadas possam ser compensadas e assim dar mais confiança à sociedade, nomeadamente na hora de investir ou arriscar.
Pensemos assim:
- Tenho algum dinheiro disponível, e alguém em quem confio plenamente precisa que lhe empreste algum;
- Como tenho muita confiança nessa pessoa e tenho a certeza que me vai querer devolver o que lhe emprestar;
- Vou emprestar-lhe o dinheiro de que precisa;
- E se houver uma fatalidade e essa pessoa morrer ou tenha um problema que a impossibilite de trabalhar? Provavelmente não me vai conseguir pagar!
- E se tiver combinado com ela que, ela, fazia um seguro de vida em que o beneficiário sou eu que emprestei o dinheiro, para a eventualidade de haver uma fatalidade inesperada? Aí já vou receber o meu dinheiro!
O seguro de vida associado ao crédito de habitação funciona da mesma forma, nós pedimos dinheiro emprestado ao banco, fazemos o seguro e se houver algum acidente ou doença, que nos impossibilite de pagar o que devo a companhia de seguros assegura esse pagamento!
Neste caso com a enorme vantagem de que asseguro o património que construi e como referido acima, muitas vezes posso ficar descansado que a minha casa de família está salvaguardada.
Quando falamos em seguro de vida, pensamos muito na morte, ou seja que mesmo só serve em caso de morte! Mas não é assim, um seguro de vida também serve em caso de vida, aqui estamos a falar em caso de invalidez, por que estamos a falar de risco, embora também existam seguros de vida com o objetivo de poupança, como por exemplo os PPRs.
Mas para saber mais sobre as coberturas de invalidez num seguro de vida risco como por exemplo o associado ao crédito habitação, pode consultar o nosso artigo “Os tipos de invalidez no seguro de vida”
Resumindo: o seguro de vida do crédito habitação, é feito no momento em que se contrata um crédito de habitação, em que nós somos os segurados e o banco é o beneficiário, e em caso de sinistro coberto pela apólice, a companhia de seguros paga ao banco o que ainda devemos do empréstimo que fizemos, o banco não fica com o prejuízo e nós garantimos o nosso património.
Deixe um Comentário