Hoje em dia existem dois tipos de companhias de seguros, as ditas directas e as tradicionais, sendo que as directas estão mais afastadas do contacto pessoal e as tradicionais privilegiam esse contacto via mediadores de seguros e os clientes a quem muitos chamam de consultores, porque para além de mediar, também consultam os interesses, preocupações e necessidades do cliente com o objectivo de lhe oferecer um seguro à medida pelo melhor preço.
As directas comunicam directamente com os clientes por telefone ou internet e dificultam o contacto pessoal. Com isso conseguiram reduzir custos de forma muito significativa, mas, como reverso da medalha, os níveis de serviço ficam muito aquém do desejado pelos clientes e a sua expressão no mercado segurador em Portugal continua a ter pouca expressão!
Já as tradicionais ao privilegiarem o contacto directo e de proximidade através de agentes preparados e treinados para responder à maior parte das solicitações, mantêm uma posição dominante no nosso mercado. Caso para dizer que quem não vê caras não vê corações e nós Portugueses privilegiamos o contacto pessoal e mais afectuoso.
No passado havia dois factores diferenciadores, o preço e o acesso à informação, que hoje praticamente já não se verifica. Por um lado as ditas directas com estruturas emagrecidas tiveram problemas com níveis de sinistralidade e insatisfação da clientela, foram obrigadas a aumentar estruturas e preços, do outro lado as tradicionais preocuparam-se em modernizar e formar os seus agentes, reduzindo custos de funcionamento e criando folga para alguns ajustes de preços!
Pode dizer-se que hoje o cliente que pretende iniciar ou tratar de todo o processo de contratação de um seguro pela Internet, pode fazê-lo com um agente ou consultor tradicional que tem porta aberta e dá a cara sempre que for necessário, sem que para isso pague mais pelo serviço!
Entenda-se que estamos a chegar ao melhor de dois mundos, por um lado o cliente pode tratar da pesquisa e burocracia ao seu ritmo e contratar um seguro via telefone, Internet ou correio, mas quando quiser conhecer pessoalmente quem lhe trata dos seguros também tem essa tarefa facilitada no agente tradicional, vulgarmente tratado por mediador de seguros, hoje também conhecido como consultor pelas razões já descritas.
Os agentes tradicionais têm cada vez mais expressão e presença na Internet com os objectivos de credibilizarem as suas marcas e captarem clientes que posteriormente são tratados de forma personalizada e sempre que o cliente pretenda pessoalmente.
Deixe um Comentário