Desde 2008 que o banco de Portugal veio legislar no sentido de dar liberdade aos clientes bancários com crédito habitação de escolherem as seguradoras que entenderem para subscrever o seguro de vida exigido pelo banco!
Desde há muito que existem companhias como a MetLife, April, Real Vida Seguros, por exemplo têm taxas de seguro de vida associado ao crédito habitação muito inferiores às companhias dos bancos. Em alguns casos mais de 60%!
Ultimamente outras companhias têm vindo a baixar também os seus valores, nomeadamente a Tranquilidade e mais recentemente a Liberty Seguros.
O custo de um seguro é calculado com base em vários elementos, logo a começar pelo preço do risco, os custos de funcionamento da companhia, os impostos, entre outras, nomeadamente a margem do negócio!
Se já há muito tempo existem seguradoras que não estando ligadas a bancos, conseguem oferecer valores de seguros de vida associados ao crédito habitação muito mais baratos que as que estão ligadas ou pertencem a bancos, é óbvio que a enorme diferença de valores não pode estar só nos custos ou serviço, claro que a grande diferença está na margem de lucro que é distribuída entre a Seguradora e o Banco!
E não se pense que estas companhias que oferecem preços muito mais baixos são companhias low-cost com um serviço duvidoso, porque estamos a falar de algumas das maiores e melhores companhias a laborar no nosso País, como a MetLife, Tranquilidade, Liberty Seguros ou a Real Vida Seguros que pertence a um grande grupo económico denominado Patris, um grupo financeiro especializado nas áreas de gestão de activos, gestão de poupança, investimentos e corretagem.
Tem-se verificado uma crescente tendência em os clientes procurem por informação sobre os seguros de vida associados ao crédito habitação, embora os bancos continuem a intimidar sem qualquer razão, o nível e facilidade de acesso a essa informação tem levado a que os mais “decididos” comecem a poupar mais cedo porque é muito fácil e sem qualquer custo ou compromisso ter acesso a simulações e aconselhamento personalizado!
O que é certo é que uma poupança mensal, que mesmo que seja pequena transforma-se em milhares de Euros ao longo dos anos de contrato de crédito!
Deixe um Comentário